Saiba tudo sobre o curso de Arquitetura

06-02-2020
Malu Soares

Seguir uma carreira em Arquitetura é o sonho de muitos estudantes. O arquiteto é o profissional responsável por desenvolver projetos de construção de diferentes edificações e espaços internos e externos. Suas criações, além de primarem pela funcionalidade e conforto, também consideram o aspecto estético.

O profissional também planeja, projeta e desenha espaços urbanos. Cria plantas e define materiais para serem utilizados na construção ou reforma. Descubra mais sobre a graduação em Arquitetura e Urbanismo a seguir!

Como é o curso?

Para que a estrutura dos projetos seja confortável e segura, os arquitetos precisam dominar os cálculos. Técnicas de construção, materiais utilizados e geometria também são importantes. O diferencial da formação está nas matérias que aguçam o olhar estético e social do futuro profissional, como História da Arte e Sociologia.

As demais matérias a serem estudadas geralmente incluem os seguintes tópicos: Patrimônio Histórico; Projeto Urbano; Acústica; Resistência dos materiais; Luminotécnica; Desenho arquitetônico; Avaliação de impacto ambiental.

O bacharelado na área tem duração média de 5 anos. É comum que, depois de formados, os arquitetos procurem a pós-graduação, a fim de se especializarem. Neste caso, a duração dos cursos varia entre 1 e 2 anos.

Como é o perfil do graduado em Arquitetura?

Este é um curso que agrega estudantes que tenham afinidade com números e cálculos, mas também com aspectos fortes de design e criatividade.

O arquiteto deve ser atento, sensível e um bom ouvinte para atender seus clientes. Além disso, é importante estar antenado sobre as novas tendências do setor para conseguir aplicá-los em seus projetos. Desenhar e ser organizado também deve fazer parte do perfil do aluno de arquitetura.

 

Como é o mercado de trabalho?

Além de atuar na construção civil, um arquiteto pode trabalhar na restauração e preservação do patrimônio histórico. Esse profissional também pode ser consultor, pesquisador ou professor universitário. E como vimos na introdução, planejamento urbano, paisagismo e design de interiores são opções de carreira comuns.

O salário inicial é de R$ 2.659. E de acordo com o Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo (SASP), o piso é de 6 salários mínimos para jornadas de 6 horas diárias de trabalho. A remuneração dos profissionais com graduação em Arquitetura e Urbanismo aumenta proporcionalmente em relação às horas trabalhadas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre Arquitetura e Urbanismo o que acha de vir conhecer a nossa estrutura? Clique aqui e conheça mais sobre o nosso curso.

Malu Soares

Malu Soares

Tem paixão por escrever textos, transitando facilmente entre artigos sobre novas tendências no mercado de trabalho, comportamento e negócios. Está sempre compartilhado seu conhecimento em desenvolvimento pessoal.

Veja mais postagens deste autor

Leia também