Plano de Contingência da Braz Cubas

19-03-2020
Malu Soares

À Comunidade Acadêmica da Braz Cubas

Prezados alunos, professores e colaboradores

 

A Braz Cubas, com toda a sua tradição em ensino de excelência, comprometida com a formação de seus estudantes, encontra-se em um esforço coletivo de adoção de medidas para a mitigação da pandemia do COVID-19, em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação e da Saúde. Estamos em um momento sem precedentes e de grande preocupação em todos os sentidos, sejam eles de saúde, de trabalho, de estudos, ou sociais e os esforços relacionados à prevenção dessa doença se justifica, haja vista o que tem acontecido em outros países e que começa a acontecer nas nossas proximidades. Enquanto algo mais grave não acontece perto da gente, por vezes podemos não dar a importância necessária, mas sejamos cuidadosos e vamos seguir as orientações das autoridades competentes para colaborar com o controle dessa doença na nossa região.

Sob o ponto de vista acadêmico, se faz necessária a gestão do processo educativo de forma remota, pois precisamos fazer o possível para continuar e temos uma grande responsabilidade, mesmo com toda a urgência ocorrida, sobre a formação profissional de nossos estudantes. A capacidade que temos para planejar e implementar um Plano de Contingência de tal magnitude, se deve, sobretudo, pela postura apaixonada, ética e profissional dos nossos professores e colaboradores, que tem trabalhado com afinco para suprir os conteúdos que seriam ministrados presencialmente, tanto por aulas virtuais síncronas (as quais possibilitam uma interação em tempo real entre professor e aluno) como assíncronas.

Assim, precisamos intensificar os esforços nessa linha de trabalho. Para tanto, foi disponibilizado aos professores no Ambiente Virtual Blackboard uma série de materiais de orientação, tutoriais para construção de conteúdos digitais, gravações de vídeos e direitos autorais. Pedimos que esse planejamento e execução seja pensado por diversas aulas à frente, embora torçamos para que não cheguemos tão longe. Aos estudantes pedimos a dedicação necessária nesse momento de dificuldade para todos, pois uma primeira semana recolhido em casa pode não ter despertado a real necessidade de se continuar estudando, mas uma semana adicional pede esse comprometimento da comunidade discente também, pois não estamos em férias, apenas mudamos o formato das aulas dos cursos presenciais por uma necessidade única.

É isso que o momento atual nos impõe na Braz Cubas: criatividade, inovação, solidariedade e união para buscarmos cumprir com os nossos propósitos educacionais, além de cuidar da saúde. Por outro lado, essa nova prática no processo de ensino-aprendizagem será uma experiência importante para todos nós, alunos, professores, instituição e temos certeza que sairemos mais fortes desse evento em todos os sentidos.

Na Braz Cubas, somos e fazemos Educação! E como nos ensina Hannah Arendt “a Educação é o ponto em que decidimos se amamos a humanidade o bastante para assumirmos a responsabilidade por ela”.

 

Mogi das Cruzes, 19 de março de 2020.

Prof. Dr. Renato Padovese

Reitor

Malu Soares

Malu Soares

Tem paixão por escrever textos, transitando facilmente entre artigos sobre novas tendências no mercado de trabalho, comportamento e negócios. Está sempre compartilhado seu conhecimento em desenvolvimento pessoal.

Veja mais postagens deste autor