Saiba tudo sobre o curso de Óptica e Optometria

11-02-2020
Malu Soares

A graduação em Óptica e Optometria é muito procurada por estudantes que querem atuar na área de saúde dos olhos. Ela capacita o profissional para trabalhar em óticas, clínicas, no setor público e em qualquer área relacionada a correções de visão. Conheça mais sobre o curso.

Como é o curso?

A graduação em Óptica e Optometria capacita o aluno a trabalhar com a promoção, prevenção, aviamento de receitas e laudos e manufatura de compensações ópticas.

O primeiro contato do aluno é com as disciplinas preparatórias, entre elas Evolução Histórica da Optometria e Legislação, Morfofisiologia Humana, Morfofisiologia Ocular, Embriologia e Desenvolvimento Ocular, Formação Geral, Óptica Física e Geométrica. A partir do segundo período o estudante passa a ter contato com disciplinas mais específicas, como Óptica Oftálmica e Óptica Fisiológica
O estudante precisa fazer obrigatoriamente o estágio supervisionado, que é distribuído em 4 áreas diferentes: Optometria, Óptica, Reabilitação Visual e Contatologia. Elas são realizadas em laboratórios, e cada área possui um supervisor que acompanha a evolução do estudante.

Como é o perfil do graduado em Óptica e Optometria?

O profissional de Óptica e Optometria precisa ter habilidade para trabalhar com pessoas, além de conhecer a fundo as doenças oculares. Por isso, amplo conhecimento técnico e empatia são fundamentais. Ele precisa ter boa comunicação, além de ética e visão estratégica, requisitos essenciais em ramos da saúde. Além disso, deve ser bom em realizar e interpretar exames, pois é uma tarefa corriqueira.

Além de gostar da área de saúde dos olhos, o estudante precisa ser dedicado e interessado em constante aprimoramento. Como se trata de um setor repleto de tecnologia, estar atento às inovações, tanto tecnológicas quanto de especialização, é fundamental para se posicionar no mercado.

Como é o mercado de trabalho?

O profissional de Óptica é responsável pela comercialização de produtos ópticos, como óculos de grau, esportivos e lentes de contato. Também é responsável pela confecção dos óculos e conferência das receitas de acordo a prescrição do Optometrista ou Oftalmologista. Toda óptica por lei deve ter um profissional óptico.

O optometrista está apto à prescrever óculos, lentes de contato e terapias visuais voltadas para melhoria da habilidade visual do paciente. O optometrista detém conhecimento sobre patologias oculares e sistêmicas.

O profissional pode trabalhar em diferentes empresas, órgãos e estabelecimentos. No ambiente privado, pode desempenhar como responsável técnico em estabelecimentos de Óptica e Optometria. No setor público, atua com cuidados primários oculares no SUS. Além disso, pode realizar consultorias e perícias, dar pareceres e trabalhar com a aplicação da legislação.

O curso de Óptica e Optometria da Brazcubas conta com professores especialistas e tem mais de 15 anos de existência. Faça sua inscrição agora mesmo!

Malu Soares

Malu Soares

Tem paixão por escrever textos, transitando facilmente entre artigos sobre novas tendências no mercado de trabalho, comportamento e negócios. Está sempre compartilhado seu conhecimento em desenvolvimento pessoal.

Veja mais postagens deste autor

Leia também