Odontologia: saiba tudo sobre o curso

03-02-2020
Malu Soares

A graduação em Odontologia é uma das mais buscadas por estudantes devido às ótimas possibilidades que a carreira oferece. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa área.

Como é o curso?

A grade curricular do curso de Odontologia mescla matérias teóricas e práticas, que vão dos conteúdos básicos aos específicos. Entre as disciplinas básicas estão Anatomia, Epidemiologia, Fisiologia,  Embriologia e Microbiologia. Com o tempo o conteúdo vai sendo direcionado ao específico da Odontologia.

Entre as disciplinas específicas estão Cirurgia Oral, Ortodontia e Ortopedia Facial, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Até o final do curso o estudante terá passado por todas as matérias que diretamente estão ligadas à profissão, como Dentística, Cirurgia Oral, Patologia Bucal, Prótese, Periodontia e Endodontia.

Como é o perfil do graduado em Odontologia?

Para ser um bom estudante e profissional, é preciso gostar do atendimento a pacientes. Seu lado humano deve ser desenvolvido para gerar empatia na assistência odontológica. Além disso, é preciso, o domínio da técnica, além de curiosidade para sempre se aprimorar profissionalmente, uma vez que a Odontologia é uma área em constante evolução tecnológica.

Para aproveitar o máximo a carreira, é recomendado que o estudante busque especialização, pois assim tem mais opções profissionais. Além de ter um mercado amplo, programas governamentais e não governamentais estão sempre em busca de jovens graduados com especialização.

A Odontologia é uma área com muitas ramificações. Os segmentos mais tradicionais são a Ortodontia e a Endodontia, que são especializações consolidadas e com alta demanda profissional.

Atualmente, a Implantodontia e a Odontologia Estética experimentam uma grande ascensão no mercado. Isso porque hoje as pessoas buscam não apenas um sorriso funcional, mas também estético.

As áreas de Odontopediatria ou a Odontogeriatria, que trata de crianças e idosos, respectivamente, também oferecem excelentes possibilidades para a carreira.

Como é o mercado de trabalho?

Por estar inserida em uma área de assistência básica, a Odontologia oferece uma grande demanda por profissionais. Todas as faixas etárias e classes sociais dependem do trabalho odontológico.
É possível atuar em várias áreas desde que se obtenha, depois da graduação, o registro no Conselho Regional de Odontologia do seu estado. Após isso, você pode atuar em empresas privadas ou no setor público.

No meio privado as maiores oportunidades estão em clínicas e hospitais. Além disso, há programas de prevenção de saúde bucal em empresas e escolas. Há, também, a possibilidade de trabalhar em universidades e escolas, como professor ou pesquisador.

No setor público, além dos programas de prevenção, você pode atuar diretamente no atendimento a pacientes em hospitais, unidades básicas de saúde, programas de saúde da família e unidades de pronto atendimento.

Os ganhos variam de acordo com a área de atuação, a especialidade e a localidade do profissional. Mas segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o salário médio de um profissional de Odontologia é de R$ 5.367. O valor tende a aumentar, claro, conforme as especializações do dentista.

Caso esteja mais interessado no curso de Odontologia, venha conhecer a coordenação e a estrutura do Campus. Estamos te esperando!

Conheça mais sobre o nosso curso aqui

Malu Soares

Malu Soares

Tem paixão por escrever textos, transitando facilmente entre artigos sobre novas tendências no mercado de trabalho, comportamento e negócios. Está sempre compartilhado seu conhecimento em desenvolvimento pessoal.

Veja mais postagens deste autor

Leia também