O que é CPA?

23-09-2019
Flávio Anunciato

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Brazcubas constitui um órgão de natureza consultiva, com atribuições de elaboração, implementação, aplicação e monitoramento do processo de auto-avaliação institucional.
A CPA atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Brazcubas.
A Comissão tem como objetivo subsidiar e orientar a gestão institucional em sua dimensão acadêmica e administrativa para promover os ajustes necessários à elevação do seu padrão de desempenho e à melhoria permanente da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas.
A CPA conta com câmaras de trabalho para atender às demandas solicitadas no âmbito das análises de dados, T.I, Legislação/Regulamentação, Acadêmico entre outras.

São objetivos do CPA:
• Manter o sistema integrado e permanente de avaliação institucional na Brazcubas;
• Fornecer subsídios à comunidade acadêmica para o planejamento e a tomada de decisões, no processo de melhoria da qualidade do desempenho institucional como um todo;
• Possibilitar a reflexão sobre a estrutura administrativa e decisória da IES, identificando o clima e a cultura organizacional da IES, oportunizando subsídios para a sua melhoria;
• Contribuir para o aprimoramento das políticas acadêmicas e institucionais de ensino, pesquisa e extensão de projetos pedagógicos dos cursos;
• Comunicar à comunidade acadêmica os resultados alcançados pelo processo avaliativo;
• Contribuir para uma consciência e cultura universitária em relação à avaliação institucional na Brazcubas;
• Atender a legislação do SINAES.

Assim, o processo avaliativo que a CPA propõe amplia o diálogo entre os atores próprios da Brazcubas e dela com a sociedade, produzindo subsídios para o aprimoramento do ensino, para melhor qualificar e intensificar a pesquisa e a extensão, agilizar e racionalizar a gestão, bem como torna-la cada vez mais sintonizada com as necessidades da prática acadêmica.

Para participar o aluno deve acessar a área do aluno.

Flávio Anunciato

Flávio Anunciato

Mestre em Administração e Gestão Estratégica de Organizações, com grande experiência na área de Tecnologia da Informação e Educacional. Atualmente atua como Coordenador do Curso de Administração da Brazcubas.

Veja mais postagens deste autor

Leia também