Graduação em Engenharia Civil vale a pena? Conheça mais sobre essa carreira

10-02-2020
Malu Soares

A carreira de um engenheiro civil é repleta de desafios e pode ser muito recompensadora financeiramente e pessoalmente. Se você é um visionário, criativo e gosta de liderar equipes, veja como a graduação em engenharia civil pode ser ideal para você.

Como é o curso de Engenharia Civil?

A graduação em engenharia civil tem como objetivo capacitar o aluno para projetar, gerenciar e executar obras e construções. O curso tem duração mínima de 5 anos divididos em 10 semestres letivos.

O aluno desenvolverá habilidades para criação, fiscalização e supervisão da construção de casas e prédios, estradas, pontes, túneis, instalação e o funcionamento de redes hidráulicas de água e esgoto.

O curso mescla aulas teóricas e práticas buscando otimizar os conhecimentos de cada aluno e garantindo as competências mínimas para que o acadêmico conquiste seu diploma de bacharel em engenharia civil.

No centro universitário Brazcubas, o aluno aprenderá disciplinas como: Cálculos matemáticos e físicos; Materiais de Construção Civil; Projeto de edificações residenciais, comerciais e industriais; Estruturas e fundações; Saneamento básico e ambiental; Obras de infraestrutura e transporte; Estruturas de concreto, madeira e metálicas; Resistência dos Materiais; Instalações Elétricas e Hidráulicas;

 

 

Como é o perfil do graduado em engenharia civil?

O profissional da engenharia civil tem um perfil criativo, metódico e inovador. Afinal, cada construção possui suas particularidades e demanda estudos técnicos e adaptações pontuais. Também é necessário domínio de cálculos físicos e matemáticos para que possa projetar as obras com responsabilidade e ética profissional.

Além disso, o profissional da engenharia civil precisa ser dinâmico e possuir espírito de liderança, pois é sua responsabilidade comandar as equipes que executam a construção das obras.

Por último, o profissional da engenharia civil precisa estar antenado as novas tecnologias no intuito de buscar soluções que possam gerar economia e sustentabilidade para as obras civis.

Como é o mercado de trabalho?

Existem várias possibilidades de atuação para engenheiros civis. Eles podem atuar em atividades como:

    • Elaboração de projetos;
    • Fiscalização e gerenciamento de obras;
    • Assessoria para empresas;
    • Trabalhar no setor público;
    • Montar sua própria empresa de engenharia civil.

 

As regiões onde há maior demanda por engenheiros civis é no Sul e Sudeste brasileiro. Nessas regiões, percebe-se um grande investimento em infraestrutura urbana, cenário ideal para atuação dos engenheiros.

Com a retomada da economia brasileira e a confiança dos investidores, a tendência é que os investimentos em construção civil e infraestrutura no Brasil se ampliem gradativamente nos próximos anos.

Dessa forma, uma graduação em engenharia civil pode ser uma grande oportunidade de ter uma profissão sólida. Em média, a remuneração de um engenheiro civil é de R$ 6.652,84 e pode chegar em torno de  R$ 22.996 em cargos como diretor de obras.

Gostou? Então faça sua inscrição e comece agora mesmo a planejar o seu futuro como engenheiro civil!

Malu Soares

Malu Soares

Tem paixão por escrever textos, transitando facilmente entre artigos sobre novas tendências no mercado de trabalho, comportamento e negócios. Está sempre compartilhado seu conhecimento em desenvolvimento pessoal.

Veja mais postagens deste autor

Leia também