Graduação em Direito vale a pena? Conheça mais sobre essa carreira

05-02-2020
Malu Soares

O Direito é uma das graduações acadêmicas mais clássicas, responsável pelo estudo da Justiça e pela aplicação de normas jurídicas vigentes em um país, tendo como objetivo zelar pelas relações entre indivíduos e grupos de uma sociedade. A graduação em direito possibilita diferentes atuações, incluindo o setor público e privado. O mercado de trabalho está sempre aquecido devido à importância da profissão na estrutura da sociedade.

 

Como é o curso?

A graduação em Direito é do nível bacharelado e possui duração de cinco anos, dividido em 10 semestres. A Brazcubas oferece aulas durante o período da manhã e noturno.

O curso de Direito é formado por matérias teóricas, as quais requerem um grande volume de leituras. Nos primeiros semestres, são ministradas aulas de Antropologia e Sociologia Jurídica, História do Direito e Português.

Nos semestres seguintes, as matérias abrangem áreas específicas do Direito, como Penal, Comercial, Civil, Ambiental, Tributário e Trabalhista. O aluno aprende também, técnicas de oratória e capacidade de argumentação.

A fim de promover maior desenvolvimento dos seus alunos, além das aulas são disponibilizadas atividades complementares, semanas acadêmicas, seminários, iniciação científica, monitoria, eventos científicos e palestras.

Visando familiarizar o aluno com o ambiente de trabalho, o curso de Direito Brazcubas oferece a oportunidade de vivenciar na prática processos e atuar em audiências simuladas.


É também oferecida aos alunos a oportunidade de aprendizado profissional através do Escritório Modelo de Assistência Jurídica. Sob a supervisão de um advogado inscrito na OAB, os alunos dos últimos semestres prestam assistência judiciária gratuita nas áreas cível e criminal para quem não pode pagar.

Como é o perfil do graduado em Direito?

O graduado em Direito tem como seu maior princípio a justiça. A fim de tomar decisões harmônicas, estuda e pesquisa sobre os problemas. Antes de dar o seu veredito, ele deve saber todos os pontos envolvidos na questão, pois o seu objetivo é ser ético. Além disso, o profissional está sempre atualizado sobre as notícias, ele deve estar familiarizado sobre as questões política, financeira e cultural dos cidadãos.

O exercício da profissão requer capacidade de argumentação e negociação, pois são necessárias para realizar um bom trabalho de defesa nos tribunais.

Gostar de ler e escrever é outra característica do perfil do graduado em Direito, pois o trabalho requer a elaboração de documentos.

Como é o mercado de trabalho?

A graduação em Direito possibilita duas grandes carreiras profissionais, o recém-formado pode seguir carreira jurídica ou optar pela advocacia.

O advogado atua no setor privado defendendo interesses dos seus clientes, que podem ser indivíduos, empresas e instituições. Para se tornar advogado, é preciso ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A prova é realizada após a conclusão da graduação.

Há diferentes áreas em que o Advogado pode se especializar, entre elas: Direito Civil; Direito do Consumidor; Direito Tributário; Direito Administrativo; Direito Ambiental; Direito Contratual; Direito da Tecnologia da Informação; Direito Trabalhista e Previdenciário; Direito Comercial; Direito da Propriedade Intelectual; Direito Penal; Direito Criminal; Direito Público; Medicina Legal; Direito Agrário.

Além da advocacia, o graduado em Direito pode optar por seguir carreira jurídica, trabalhando em órgãos públicos municipais, estaduais e da união, conduzindo investigações e intermediando julgamentos. É necessário realizar um concurso público para a área destinada.

A carreira de delegado é uma das opções, na qual o trabalho é realizado em delegacias policiais chefiando investigações e elaborando inquéritos.

A magistratura, que consiste no julgamento de processos, é uma das opções mais desejadas de quem faz graduação em Direito. Para ser Juiz, antes de passar no concurso público, é necessário ter advogado por dois anos. Assim como o advogado, o Juiz também opta por uma área de trabalho, como assuntos criminais, tributários, trabalhistas, entre outros.

Na carreira pública, há também a opção de trabalhar no Ministério Público, defendendo os interesses da sociedade, apurando responsabilidades e fiscalizando o cumprimento de leis.

O Bacharel tem também a possibilidade de trabalhar na advocacia pública, defendendo cidadãos que não podem pagar advogados privados.

Há ainda, outras opções de trabalho em órgãos públicos, como Análise Judiciária, Auditor da Receita Federal, Consultor Legislativo, Diplomata, Escrivão da Polícia Militar, Oficial da Polícia Militar, Oficia de Justiça e Procurador da República.

Atualmente, estão em ascensão as áreas que lidam com responsabilidade ambiental de empresas e com informação e tecnologia, devido à popularização da internet.

No início da carreira, a média de salário do advogado é de R$3.500. Cargos públicos, como juiz, procurador e desembargador, dependendo da área, cargo e anos de carreira, o salário pode chegar em torno de R$30.000.

E aí? Acha que o Direito pode ser a opção ideal para você?   Então, clique aqui e faça sua inscrição.

Malu Soares

Malu Soares

Tem paixão por escrever textos, transitando facilmente entre artigos sobre novas tendências no mercado de trabalho, comportamento e negócios. Está sempre compartilhado seu conhecimento em desenvolvimento pessoal.

Veja mais postagens deste autor

Leia também