Férias chegaram: 10 dicas para aproveitar o tempo livre

20-01-2020
Malu Soares

Depois de um ano inteiro fazendo trabalhos, estudando para provas e tendo aulas, é chegado o tão sonhado momento das férias. Descansar e relaxar é essencial para manter a mente e o corpo equilibrados, mas não tem como ficar à toa o dia inteiro, certo? Neste texto, vamos apresentar dicas para você aproveitar o tempo livre!

01 – Foque em melhorar o seu sono

Essa primeira dica será responsável por deixar todas as outras mais prazerosas. Enquanto estudamos, além do tempo gasto na escola ou na faculdade fazendo exercícios e aprendendo, em casa temos que fazer deveres e trabalhos extraclasses, e estudar para provas. Por isso, muitas vezes ficamos acordados até mais tarde, dormindo menos horas do que o necessário para o corpo descansar de fato.

Dedique um tempo apenas para melhorar o seu sono. Uma noite bem dormida está diretamente ligada à produtividade, fazendo com que o seu cérebro trabalhe melhor.

02 – Pratique atividades físicas

O dia-a-dia de estudos não é fácil. Muitas vezes, passamos o dia inteiro fora na escola ou faculdade, sobrando apenas a noite para descansar e fazer outras tarefas. Por isso, aproveite as férias para praticar atividades físicas. Matricular-se em alguma modalidade esportiva na academia é uma ótima forma de trabalhar o corpo e sair do sedentarismo. Se a grana está curta, comece a caminhar ou correr em pistas de corrida públicas ou em praças.

03 – Leia livros

Atualmente, devido aos avanços tecnológicos e a nova era digital, vivemos com o celular na mão. A maioria das pessoas utiliza o aparelho para se comunicar, assistir vídeos, jogar jogos. Que tal dedicar um pouco do tempo das férias para ler algum livro? A leitura melhora o seu vocabulário, estimula a imaginação e o mais importante, te diverte.

04 – Dedique-se à família

Com a correria do dia a dia, dedicamos tanto tempo e energia para fazer as tarefas que esquecemos da família. Procure passar um tempo com os familiares, afinal, eles são as pessoas que mais se importam com você. Convide-os para ir ao cinema, a um restaurante ou até mesmo para um simples passeio no parque.

05 – Viaje!

Para muitas pessoas, férias é sinônimo de viagem! Para quem mora em regiões que não têm praias, esse é o principal destino escolhido. Viaje para lugares desconhecidos, conheça pessoas novas, respire novos ares e absorva culturas diferentes, pois tudo isso se transforma em aprendizado.

06 – Continue aprendendo

Quem disse que nas férias não se pode estudar? Procure algum assunto que você goste muito e pesquise mais sobre ele. Aprender um novo idioma é uma ótima opção. Além de manter o cérebro ativo, em viagens futuras você conseguirá manter contato com novas pessoas.

07 – Visite museus

Toda a história da sua cidade, estado, país e do mundo está exposta em diversos museus espalhados pelo país. Aprenda mais sobre as origens do seu povo, conheça culturas diferentes e adquira mais conhecimento de mundo.

08 – Assista séries e filmes clássicos

Sabe aquela série que você começou a assistir, mas teve que parar no meio pois os estudos estavam tomando muito tempo? Chegou a hora de termina-la!

09 – Planeje o seu futuro

Quando eu falo para planejar o seu futuro, não é para imaginar o que fazer daqui a 10 anos, a não ser que você queira. As férias representam o fim de um ciclo, por isso é importante estar preparado para quando o próximo chegar. Pense nos seus objetivos e nas tarefas futuras para iniciar o próximo ciclo sem surpresas.

10 – Descanse

É isso mesmo. É importante continuar a aprender durante as férias, passar mais tempo com a família, e tudo o que já foi dito no texto, mas o mais importante é descansar. Longos períodos de estudo desgastam bastante, tanto o corpo como a mente. Por isso, esqueça os problemas e deixe a sua mente em harmonia e equilíbrio.

 

Agora que você já sabe como aproveitar melhor o seu tempo livre durante as férias, visite o nosso site e faça sua inscrição!

Malu Soares

Malu Soares

Tem paixão por escrever textos, transitando facilmente entre artigos sobre novas tendências no mercado de trabalho, comportamento e negócios. Está sempre compartilhado seu conhecimento em desenvolvimento pessoal.

Veja mais postagens deste autor

Leia também