Estética é regulamentada!

18-06-2019
Fernanda de Oliveira

Você sabia que a profissão de Esteticista foi regulamentada?

Desde 03 de abril de 2018 a profissão foi devidamente regulamentada, colocando fim a uma luta que durava muitos anos, onde alguns profissionais que iniciaram esta militância infelizmente partiram antes mesmo de ver o tão sonhado dia chegar.

A lei 13.643/2018 fala que somente Técnicos, Tecnólogos e Bacharéis em Estética poderão atuar realizando procedimentos estéticos, obviamente cada um em sua devida função, mas todos desempenhando papeis importantíssimos no promoção de saúde e bem estar.

Qual é a diferença?

A diferença é que agora, qualquer pessoa que queira ingressar nessa carreira terá que fazer curso técnico ou curso de graduação; os cursos livres que eram (ou são ainda) muitos difundidos em todo o Brasil estão proibidos por lei. Eles servem agora apenas como cursos de aperfeiçoamento ou capacitação para profissionais já formados.

Esta lei passou a ter validade no dia seguinte de sua publicação e desde então a categoria espera por um conselho consolidado para continuar lutando.

A estética é séria e para isso precisa ter profissionais devidamente qualificados. Se você pensa em seguir esta carreira, faça um curso técnico ou uma graduação. E se você é cliente, não aceite ser atendido por um profissional que não é formado.

Fernanda de Oliveira

Fernanda de Oliveira

Mestre em Educação pela Funiber e Bacharel em Estética e Cosmetologia, Estética e Beleza pela Anhembi Morumbi. Atualmente atua como Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética da Brazcubas.

Veja mais postagens deste autor

Leia também