Entenda melhor como é o curso de Enfermagem

07-02-2020
Malu Soares

Se você tem uma vocação para cuidar de outras pessoas, a Graduação em Enfermagem pode ser ideal. Esse profissional é essencial para a saúde no Brasil e no mundo, garantindo o bem-estar, o cuidado e a proteção dos pacientes. Por isso, entenda melhor como é o curso de graduação em enfermagem.

Como é o curso?

A graduação em enfermagem tem o objetivo de formar profissionais que sejam capazes de cuidar dos pacientes e auxiliar os médicos, além de promover o dia a dia ideal na rotina hospitalar.

Os graduados em enfermagem podem circular entre as mais diversas áreas de um hospital, desde UTI até pediatria e praticamente todas as outras. Contudo, para certas áreas mais específicas, pode ser necessário um curso extra ou uma especialização.
Em geral, algumas das principais atividades exercidas por este profissional, e que serão estudadas no curso, são:

 

  • Auxiliar os médicos durante os mais diversos procedimentos;
  • Promover a saúde coletiva através da educação da prevenção de doenças;
  • Acompanhar equipes de salvamento e auxiliar no resgate de acidentes;
  • Organizar, gerenciar e supervisionar os serviços de enfermagem;
  • Prestar atendimento ambulatorial em empresas ou a domicílio;
  • Cuidar de pacientes de diversas especialidades e com diversos graus de gravidade.

 

 

Como é o perfil do graduado em enfermagem?

O profissional de enfermagem precisa ter uma visão bem ampla do sistema de saúde, além de estar atento e ágil para conseguir transitar por várias especialidades dentro de sua área de atuação.

O trabalho dos enfermeiros é bem complexo, pois eles precisam ter um raciocínio rápido e conhecimentos clínicos para fazer diagnósticos simples e elaborar cuidados com o paciente.

Além disso, também precisam aprender a gerenciar outros profissionais, como técnicos e auxiliares para realizar o trabalho coletivo. Normalmente, também cabe aos formados em enfermagem  lidar com o dia a dia do hospital.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho é vasto. Especialmente na região Sudeste e nas principais capitais, onde se encontram os maiores hospitais do país, existe uma grande demanda por profissionais com esta graduação. Além disso, está ocorrendo uma inversão da pirâmide populacional do Brasil. Ou seja, cada vez menos pessoas estão nascendo, enquanto a população está ficando mais velha. Por isso, serviços de enfermeiros para cuidar de idosos, especialmente, em home care, podem crescer bastante.

 

Dependendo do Estado, do hospital e das funções, os salários podem começar por volta dos R$ 2.000, podendo chegar bem próximo aos R$ 8.000. Gostou da graduação em enfermagem? Acha que pode ser a opção ideal para você? Então faça a sua inscrição agora mesmo!

Malu Soares

Malu Soares

Tem paixão por escrever textos, transitando facilmente entre artigos sobre novas tendências no mercado de trabalho, comportamento e negócios. Está sempre compartilhado seu conhecimento em desenvolvimento pessoal.

Veja mais postagens deste autor

Leia também