Confira tudo sobre a graduação em Pedagogia

12-02-2020
Malu Soares

Trabalhar com crianças é uma das profissões mais gratificantes que existem. Por isso, se você se imagina dando aula ou trabalhando com esse público, confira tudo sobre a graduação em pedagogia.

 

Como é o curso?

O curso de pedagogia, geralmente, é uma licenciatura que permite que o profissional trabalhe dando aulas das mais variadas disciplinas. O leque do curso é bem grande e permite que, além das aulas, seja possível coordenar e, até mesmo, gerenciar uma escola. Portanto, é um curso bem completo.

O curso é totalmente voltado para a educação, abordando teorias de como transmitir o conteúdo e de como lidar com as crianças em relação ao contexto econômico, cultural e social da comunidade.

A maior prioridade é a formação de professores mas, é possível que os formados em pedagogia atuem em diversas áreas de conhecimento, supervisionando projetos educacionais em diversos níveis.

Para complementar esse aspecto teórico, é preciso haver uma parte prática, visto que o estágio é obrigatório.

 

Como é o perfil do graduado em pedagogia?

O graduado em pedagogia, evidentemente, precisa ter uma facilidade e um gosto por ensinar, e também por aprender. Os conceitos e técnicas de ensino estão sempre mudando, sendo preciso haver uma constante troca de conhecimento.

Além disso, é uma graduação com um foco bem humano, dado a proximidade na relação com os alunos, mesmo para cargos de gerência de escolas. Por isso, é preciso ter boa comunicação e empatia.

É uma das profissões que podem ser mais gratificantes, pois é responsável por educar as mentes do futuro. Logo, é preciso ter um forte senso ético e uma preocupação com toda a sociedade.

 

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para formados em pedagogia é bem grande. Além de atuar no ensino infantil e fundamental, o profissional também pode se tornar coordenador ou orientador educacional, trabalhar em ONGs, editoras para elaborar material didático, pedagogia hospitalar e ainda educação especial.

Uma característica deste mercado é a variação nos salários. Existe uma grande diferença de salários não somente de acordo com o cargo, mas também segundo a instituição. O salário inicial fica em torno de R$ 2.000,00.

O que você acha? Que tal seguir o caminho da educação? Então se inscreva agora e dê os primeiros passos rumo a este objetivo!

 

Malu Soares

Malu Soares

Tem paixão por escrever textos, transitando facilmente entre artigos sobre novas tendências no mercado de trabalho, comportamento e negócios. Está sempre compartilhado seu conhecimento em desenvolvimento pessoal.

Veja mais postagens deste autor

Leia também