Como conquistar uma posição de liderança na sua carreira?

30-01-2018
Pedro Garcia

Coordenar equipes, ter um cargo de responsabilidade e um salário melhor é o sonho de muitos profissionais. A posição de liderança mostra que você tem experiência e conhecimento do seu segmento e da empresa, talento gerencial e visão estratégica de todo o negócio.

Mas como alcançar esse degrau na sua carreira? Quais qualidades é preciso ter para se tornar um executivo ou gestor? É uma posição para todos os perfis de profissionais?

Acompanhe este post, responda essas e outras dúvidas e descubra como ser bem-sucedido e reconhecido para se tornar um líder!

Busque qualificação

O primeiro passo é realizar um curso superior, seja na modalidade bacharelado ou tecnológico. É preciso ter um diferencial para começar a construir sua carreira e a faculdade é um item primordial.

Mas não pense apenas que basta ter um diploma ao final da graduação. Você precisa aprender de verdade! Aproveite bem todas as aulas, empenhe-se nas provas e trabalhos e busque sempre ir além. Converse com os professores mais experientes sobre suas ambições profissionais e peça conselhos para que você vá, aos poucos, se aprimorando.

Especializações

Os estudos não podem parar. Então, quando você já estiver trabalhando em sua área de formação, descubra um segmento no qual queira se aprofundar e faça pós-graduação. Se você sente que a posição de liderança é o seu futuro, pesquise sobre a especialização MBA, sigla para Master in Business Administration (Mestre em Administração de Negócios), curso voltado para a preparação de gestores em diferentes áreas.

Faça uma reflexão sobre si mesmo

Você realmente se conhece? Quando pensa em ser líder, percebe que tem o perfil para esse cargo?

O autoconhecimento é muito importante. Saiba que, para gerir pessoas, é preciso:

  • saber comandar;
  • ouvir diversos lados;
  • resolver conflitos;
  • ensinar;
  • gostar de se comunicar;
  • ter habilidade de negociação;
  • ser proativo;
  • ter segurança nas suas decisões;
  • ser resiliente, porque as dificuldades vão certamente aparecer no dia a dia.

Muitas vezes, não temos uma ideia clara de todas as nossas qualidades. Converse com amigos e familiares próximos e pergunte como eles veem essas características em você.

Se você se enxerga nesse cargo, vá em frente! É claro que você não precisa de antemão ter todas essas qualidades, mas deve se sentir confiante em aceitar esse desafio e procurar melhorar seus pontos fracos.

Carreira Y

“Então, se eu não tiver a postura de liderança, ficarei estagnado na minha carreira?” De forma alguma! Atualmente, as empresas estão levando em conta a chamada carreira Y, ou seja, profissionais que são especialistas, querem crescer na carreira, gostam de agir, pesquisar, achar soluções, mas não têm o perfil de gerenciar equipes.

Em um mercado cada vez mais concorrido, ninguém quer perder um profissional qualificado — a chamada retenção de talentos —, por isso, você pode sim subir de cargo e aumentar seu salário sendo especialista em um nicho do negócio sem necessariamente liderar um time de funcionários.

A carreira Y é uma tendência que já vem sendo adotada por empresas inovadoras. É o caminho para quem ser bem-sucedido em sua especialidade, porém sem seguir o padrão tradicional de crescimento na carreira.

Trace um plano de carreira

Pode parecer que a posição de liderança está muito distante, não é mesmo? Isso porque ela exige do profissional experiência e conhecimento. Se você sonha em ser um executivo, supervisor ou coordenador, comece agora a traçar seu plano de carreira.

Coloque no papel suas ambições e onde pretende estar profissionalmente daqui a alguns anos. Para isso, o que é preciso fazer? Uma especialização, curso de línguas, estágio etc. Liste todas as etapas que precisará seguir e o investimento necessário para cada uma delas para que, no futuro, você alcance esse cargo de gestão.

Será preciso fazer escolhas

Com esse plano em mãos, saiba que será preciso fazer escolhas e, muitas vezes, será necessário deixar passar uma oportunidade com bom salário, mas que não se encaixa nesse planejamento. Esteja preparado para isso!

Aposte na experiência

Tem muito profissional que já quer sair da faculdade e alcançar logo de cara um cargo de chefia com um bom salário, mas sabemos que não é bem assim. Dessa forma, não despreze as funções iniciais, como estagiário e técnico, porque, para se tornar um líder, você precisa entender o negócio a fundo, acumular experiência e saber o que toda a equipe faz.

Se você demonstrar um bom trabalho, vestir a camisa da empresa, ser humilde, continuar estudando e deixar claro aonde quer chegar, as portas vão se abrindo na sua carreira.

Preste atenção ao seu comportamento

Além de conhecimento e experiência, o comportamento conta muito. Valorize a interação com os colegas de trabalho, não tenha medo de falar que não sabe alguma coisa, tire as suas dúvidas com seus superiores e mostre-se disposto a aprender.

As empresas valorizam esse envolvimento. Participe ativamente de reuniões e proponha soluções. Você será reconhecido e promovido, ficando mais perto da posição de líder que tanto almeja.

Peça feedback de seus superiores

Como será que está seu trabalho? O que é preciso fazer para melhorar? Quais as habilidades que a empresa valoriza em você? Se não tem as respostas para essas dúvidas, converse com seus superiores e até mesmo com os colegas de trabalho.

Veja as habilidades que estão de acordo com o que esperam de você e peça dicas de como melhorar os pontos falhos.

Explore seu segmento de atuação

Além de apostar na qualificação, com uma faculdade, títulos e cursos de línguas, explore sua área de atuação de outras maneiras: seja em grupos de discussão na internet, viagens, livros, revistas e até eventos do seu setor.

É preciso estar atento às mudanças para conseguir ter uma visão inovadora no seu trabalho. Manter-se atualizado é uma postura muito valorizada nas empresas.

Você pode traçar seu futuro e enxergar, lá na frente, a posição de liderança na sua carreira. Muitos profissionais só se sentem realizados quando alcançam esse degrau e, se esse for o seu caso, comece agora a se dedicar e acumular conhecimento e experiência.

Gostou do nosso post sobre perspectivas profissionais? Aproveite e compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais!

Pedro Garcia

Pedro Garcia

Acredita que a educação é a ferramenta mais importante para a transformação das pessoas. Por isso, adora exprimir por meio dos seus textos a sua experiência e entusiasmo pela área educacional.

Veja mais postagens deste autor