Acervo


Os acervos das Bibliotecas da Brazcubas são compostos por livros, folhetos, obras de referência, periódicos anais, dissertações, teses, bases de dados e documentos audiovisuais.  Ambos documentos estão disponíveis em formato físico e/ ou digital. O usuário realiza suas consultas através do catálogo on-line da, possibilitando e facilitando a recuperação da informação. Trabalhamos com um sistema de segurança antifurto, fitas magnéticas, desmagnetizadores e câmeras de seguranças, tudo isso para preservar e conservar a integridade do acervo.

Utiliza-se o Sistema Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas – é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas, desenvolvido pela Divisão de Processamento de Dados da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Adota-se a Classificação Decimal Universal – CDU para descrição temática dos livros visando à identificação e recuperação dos materiais bibliográficos nas estantes e a tabela de autor de Heloísa de Almeida Prado – PHA, para individualizar os autores dentro das diversas classes de assunto, isto é, dentro dos mesmos números de classificação. Obs.: Para área de Odontologia utiliza-se a Classification for Dental Literature do autor Arthur D. Black, juntamente com a CDU , para possibilitar maior especificação dos assuntos. Atualmente, o acervo é de livre acesso. Os usuários devem fazer o levantamento bibliográfico nos terminais de consulta do salão de leitura, e dirigir-se ao acervo para localização do documento.

1. Livros

Os livros são armazenados nas estantes em ordem crescente de número de classificação e de tabela de autor, seguindo as diretrizes da CDU e da PHA.

 

2. Periódicos

Uma série de periódicos de diversas áreas, científicos ou não, são assinados pela Universidade anualmente. As obras nacionais são adquiridas por meio de um contrato efetuado diretamente entre as editoras e a Biblioteca, as internacionais por meio de uma companhia de importação. Os periódicos estão armazenados em caixas bibliográficas de aço com etiquetas frontais, identificando: número de classificação e título. Para a ordenação na estante, leva-se em consideração em primeiro lugar, o número de classificação (CDU), em seguida a ordem alfabética do título da revista.

 

Políticas de Aquisição, Expansão e Atualização do Acervo

A política de aquisição, expansão e atualização do acervo físico e/ ou digital da Biblioteca Central do Centro Universitário Braz Cubas, tem por finalidade a definição de critérios para o desenvolvimento qualitativo e quantitativo, bem como a necessidade da aplicação adequada dos recursos orçamentários disponibilizados.

A atualização do acervo é realizada de acordo com as referências Bibliográficas que constam nos planos de ensino das disciplinas que compõem a matriz curricular dos cursos, definida nos respectivos projetos pedagógicos.  Essa expansão e atualização se dá tanto pela aquisição de novos títulos, como por descarte de títulos obsoletos ou danificados.

Tanto o corpo docente quanto o discente poderá solicitar aquisição de novos títulos. Esse serão avaliados e verificados a adequabilidade e possibilidade de aquisição. A quantidade de exemplares a ser adquirida leva em consideração o número de vagas de cada curso de graduação, atendendo aos parâmetros estabelecidos nos instrumentos de avaliação dos cursos de graduação formulados pelo MEC.